As funções principais do nariz, além de respirar e sentir cheiro, são aquecer, umidificar e filtrar o ar.
O nosso nariz é considerado a primeira barreira imunológica nas infecções das vias aéreas.
O que acontece é que, com o ar seco, a secreção nasal acaba ficando mais espessa. Quando fluida, ela é responsável pela filtragem dos microorganismos que nos prejudicam e seu espessamento faz com que sua drenagem seja dificultada, favorecendo a aquisição de infecções.
Para prevenção, é necessário se hidratar ingerindo bastante água, além de hidratar e lavar o nariz com soro fisiológico.
Mas quantas vezes lavar? A freqüência a ser usada na época de tempo seco é de 2 a 3 vezes ao dia, e caso o paciente apresente resfriado, 5-6 vezes ao dia (ou à vontade), tanto por adultos, como por crianças.
Uma das dúvidas mais frequentes no consultório é sobre a apresentação da solução fisiológica.

Em primeiro lugar, quando o soro é fisiológico, ele é isotônico, ou seja, tem a mesma concentração de sais que a nossa secreção nasal, por isso ele não arde ao ser utilizado! Na embalagem estará escrito como solução fisiológica a 0,9% ou 9mg/ml.
( A solução hipertônica- 3% – e as apresentações em gel ficam para um próximo post).
As apresentações que mais recomendo são 3:
1-lavagem com SF e seringa,
2-lavagem com SF tipo SPRAY,
3-lavagem com SF tipo JATO CONTÍNUO.
Atenção: hoje em dia não é recomendada a apresentação em gotas, pois contém conservantes que prejudicam a mucosa das vias aéreas altas. Lembrando que as pessoas tem o costume de repor o volume nos frascos de conta-gotas com soro fisiológico comprado em flaconetes, para aproveitar o conta-gotas. É um erro pois a solução tanto do flaconete,quanto da apresentação de 500 ml ou 1 litro, não contém conservantes e se contaminará facilmente, após o conta-gotas encostar nas narinas e voltar ao frasco.
Vamos aos detalhes de cada apresentação e como utilizá-las
1) com seringa e soro comprado em embalagens plásticas de 10 ou mais ml – o soro deve ficar na geladeira por no máximo 7 dias. Deve ser despejado em um copinho e aspirado por uma seringa de 10 ou 20 ml e deve-se lavar cada narina com pelo menos 10 ml. Essa seringa deve ser sempre esterilizada!

2) com solução fisiológica tipo spray – essa solução não tem conservantes (o conservante não é necessário, pois a embalagem possui uma válvula que não permite a entrada de microorganismos). Ela é ótima para HIDRATAR o nariz. Quando diz que é 360, é porque funciona espirrando para cima ou para baixo, ou seja, facilita na hora de usar em bebês e crianças. O bico, que entra em contato com o nariz deve ser sempre limpo com álcool 70%.

3) com solução fisiológica tipo jato contínuo ou “aerossol” – essa solução não tem conservantes (o conservante não é necessário, pois a embalagem possui uma válvula que não permite a entrada de microorganismos). Ela é ótima para HIDRATAR E LAVAR o nariz, pois o jato é mais forte. Pode e deve ser deglutido.Funciona espirrando para cima ou para baixo, ou seja, facilita na hora de usar em bebês e crianças. O bico, que entra em contato com o nariz, deve ser sempre limpo com álcool 70%. Existem apresentações com jatos mais suaves ou mais fortes (excelentes para limpezas em pós operatórios).


Espero que tenham aproveitado esse post! Deixem suas dúvidas! E apertem no “gostaram”se curtiram!
????AMEI A DICA ??